(Além do mais) Rosenita

“[…]

Segue um diálogo que integra minhas mais estranhas experiências como ser humano. Data de uma noite perdida (no tempo, pois não me recordo muito bem a data, tampouco o ano em que ocorrera), mas memorável. Tive de passar por uma casa abandonada e lá conheci uma moça muito
atraente que estava disposta a conversar a noite inteira sem perder o fôlego. Lembro-me de algumas coisas que disséramos um ao outro. Pois bem… ei-las:

— Boa noite, Senhora. Desculpe-me, pois eu não sabia que poderia encontrar alguém por aqui, ainda mais a esta hora da noite…

— Boa noite, moço. Fique à vontade. Há um tempo estou por aqui. O lugar me diverte: é frio, seco, solitário, nunca aparece ninguém… Do que posso reclamar?

— Heh-heh… Perdoe-me, mas… Deus… como posso dizer… bem, bem… olha e eu é que achava que era o único estranho por aqui… Estranho mesmo, mais estranho que ficção… Olhe só…

— Nada debaixo do sol é estranho em demasia, ‘Sr. Estranho’ — se assim posso chamá-lo, moço… Tu és professor, correto?

— Nooosssaaaa! Como você sabe? Como percebeu?

— O que te posso adiantar é que tu falas como um. Veste-se como um. Apresenta-se como um. E emana uma energia de quem leva a vida a lecionar. E que tem uma certa queda para os estudos.

Tua área são as Letras, não é? Letras e a Filosofia. Ou não?

— Minha Nossa Senhora! Virgem Santíssima! Como é que tu podes saber taaanta coisa sobre mim, mocinha?

— E tua idade? Tu tens por cima uns 34 anos… Nada além disso!

— Novamente estou pasmado! Besta! Bobo! Acaso sabes mais algum detalhe sobre minha vida? Está tudo deveras estranho!

— Tens tempo? EStás mesmo a fim de conversar? Tens paciência?

— Tudo. Exceto muuuuito paciência. Ter paciência em boa quantidade nuuunca foi meu forte (risos).

— Pois que assim seja. Relaxe. Sente-se.

— Não. Sente-se a senhora primeiro.

— ‘A senhora primeiro’. Falas como um cavalheiro. Deve apreciar os tempos idos, ler Machado

de Assis ou literatura similar…

— Bem, bem… Passou perto — no caso do BRuxo de Cosme Velho. Aprecio, sim, os tempos idos — época em que não havia taaanto lixo no mundo…

— E esse ‘lixo’ que tu tanto dizes há muito tempo são as pessoas que tu não gostas, que tu não aceita, que te desagradam, não é?

— Palmas para a Senhora…

— Rosenita. Pode me chamar assim.

— Nooosssa! Que nome diferente… E tinha que trazer um nome tão comum antes, né?

— O ‘da Rosa’, não é mesmo? Refere-se a ele, não?

— Sim, sim… Falemos disso depois… Por ora quero mais é conversar contigo… Nem que for a noite inteira…

— Pois se não problema para tanto, conversemos, pois.

— Ok, ok… E qual é o meu nome?

— Wellington.

— Ah, não é possível! Como sabes meu nome? Devo ter lhe dito em algum momento de nossa conversa, não?

— Não que eu me lembre. É que sei tantas coisas sobre tanta coisa na vida… E agora sei mais, porque tenho alguém para conversar…

— Hummm… ‘Agora tenho alguém para conversar…’ É… Parece que eu também…

— (Rindo um pouco). Interessante momento este…

— Sim.

— Ok, Wellington. Quer falar do que?

— Meu Deus… Nem sei ao certo. Mas… Já leu H. P. Lovecraft? Allan Poe?

— Eu amava esse tipo de literatura. Lovecraft abusava um pouco dos adjetivos, isto é notório. Mas sabia conduzir seus contos. Poe parecia ser alguém muito doente — seja da mente, seja do corpo… Seja da alma…

— Caramba, Rosenita, você conhece mesmo os trabalhos dos caras, hein?

— Ah, eu lia muito quando mais nova… Mas não pergunte a minha idade… É complicado, tu haverás de saber…

— Como sabes que eu iria perguntar?

— O que posso te garantir é que, pelo teu semblante, pela forma como mudaste tua fisionomia, como teus olhos se mostraram, era bem essa ou qualquer pergunta similar que iria me fazer, Wellington…

— Olha, Rosenita, dá até medo de pensar algo perto de ti, sabe? Parece que tu tens uma bola de cristal, mulher…

— São coisas que levei um tempo para aprender… Mas… Valeu a pena esperar…

— Ok… Mas… Me diga uma coisinha:

— Se moro por aqui? Se moro aqui?

— Isso mesmo…

— Passo por aqui todas as noites.

— E…

— Bem, você está com um pouco de pressa, W. Caaalmaaa… Isso que você ia me perguntar não poderei te responder agora…

— Tá bom…

— Continuando, é mesmo um mistério para todos nós o porquê da Vida. E da morte. Se Deus existe ou não… Todo mundo passa a vida a perguntando, mais ou menos, sobre coisas desse tipo… Não posso ir muito além dessas minhas observações — eu poderia ser advertida por eles — os outros.

— Seria você um fantasma, então?

— W., você está entendendo errado as coisas… Fantasmas — isso mesmo, ‘imagens’, em grego, como você bem pensou — não existem. Espíritos sim… Acredite você ou não… Ainda duvida, né?

— Um pouco…

— Um momento, W.

E ela dirigiu-se até o portão da casa. Um portão velho, enferrujado, estranhamente mantido preso à mureta. Acompanhei-a. Até vê-la desaparecer gradativamente, já andando pela estrada. E, ao olhar para trás, quando eu gritei seu nome, sumira de uma só vez…”

Sérgio C. Gelassen, Rosenita

Deixe um comentário

